Você sabe quando é necessário trocar os pneus? Como você faz a checagem? Pelas marcações no pneu? Pela quilometragem? Pela garantia? Tempo de uso?
A vida útil dos pneus pode ser influenciada por vários fatores. Assim como outros componentes do carro, os pneus precisam de manutenção constante.
Não espere que fiquem carecas para substituí-los, pois isso coloca sua vida em risco e pode danificar outras partes do carro.
Qual a duração do pneu?
A maioria dos pneus de passeio dura entre 40 a 60 mil quilômetros, mas alguns fatores podem reduzir essa expectativa pela metade: baixa qualidade do pneu, frenagens bruscas, condução frequente em estradas de terra e falta de manutenção.
Como aumentar a vida útil?
O primeiro passo é manter a manutenção em dia. Manter os pneus calibrados, o carro alinhado e balanceado alonga bastante a vida dos pneus.
Além disso, não se esqueça de fazer o rodízio dos pneus para evitar desgaste desigual.
Outro passo importante é escolher o pneu certo para o tipo de terreno.
Se você passa frequentemente por terrenos acidentados ou estradas de terra, o ideal é utilizar pneus OFF ROAD, em vez dos tradicionais ON ROAD, que funcionam melhor na cidade.
Pneus de moto duram o mesmo tempo?
Para pneus de moto, a vida útil média é de 15 mil quilômetros. As dicas para prolongar a vida útil são as mesmas dos pneus de carro. Algumas marcas de pneus de alta performance têm vida média de 25 mil quilômetros.
E os pneus de caminhão?
Além das variáveis dos veículos de passeio e motocicletas, os pneus de caminhão também consideram o peso da carga, temperatura, tipos de estradas, número de eixos, etc. A durabilidade média dos pneus de caminhão é de 60 mil quilômetros.
Se não atingir a quilometragem, quando trocar os pneus?
Mesmo sem rodar, a borracha envelhece naturalmente e precisa ser trocada. Mesmo que seu veículo não tenha rodado, é necessário trocar os pneus após 5 anos da fabricação.
Caso seu veículo precise ficar parado, hidrate a borracha regularmente para evitar rachaduras. Faça o mesmo com o estepe.
E aí, gostou deste conteúdo? Deixe sua sugestão de tema para as próximas postagens.





Deixe um comentário