Todo mundo conhece pelo menos um mito sobre manutenção e conservação de carros.
Muitos desses mitos surgiram de situações reais, mas acabaram se prolongando e muitas vezes se ampliando.
Quem nunca ouviu que é necessário esperar o motor aquecer antes de sair com o carro da garagem? Isso era verdade há mais de 30 anos. Com o avanço da tecnologia, essa prática pode até ser prejudicial ao seu veículo.
Vamos desmistificar os maiores mitos sobre a manutenção do seu carro.
Mito 1: Combustível premium aumenta o desempenho
Os combustíveis premium são formulados para limpar e proteger motores de alta compressão. Se o seu veículo possui um motor convencional, optar pela gasolina mais cara não trará benefícios significativos.
Mito 2: Fazer manutenção na oficina do bairro anula a garantia
Independente de onde você conserte seu carro, a garantia é válida até a data de expiração. A concessionária pode sugerir que você faça a manutenção nas autorizadas, mas isso não é obrigatório.
Qualquer manutenção coberta pela garantia pode ser realizada em qualquer oficina, desde que você guarde as notas fiscais para comprovar o serviço.
Mito 3: A bateria recarrega após alguns minutos ligada
Após usar cabos auxiliares, leva horas para que a bateria esteja completamente carregada.
Os acessórios do veículo consomem a maior parte da energia, deixando pouca para ser armazenada, o que pode levar várias horas para voltar à carga normal.
Mito 4: Economize energia abrindo as janelas em vez de usar o ar condicionado
É verdade que o ar condicionado consome combustível, mas abrir as janelas não traz economia.Na verdade, isso aumenta a resistência do vento, fazendo o carro queimar mais combustível para compensar.
Mito 5: Reabastecer de manhã economiza combustível
A gasolina se expande com o calor, então muitos acreditam que abastecer cedo garante combustível mais frio e, assim, mais quantidade.
A verdade é que o combustível é armazenado em tanques subterrâneos resistentes às mudanças de temperatura. A qualquer hora do dia, a gasolina chega ao seu carro na mesma temperatura.
Gostou deste conteúdo? Comente aqui embaixo qual outro mito você acreditou por toda a sua vida.





Deixe um comentário