O preço da gasolina tem aumentado significativamente nos últimos anos, tornando o hábito de completar o tanque cada vez mais raro.
No entanto, alguns motoristas ainda preferem encher o tanque, acreditando que assim economizam. O argumento é que, inicialmente, parece que o combustível é consumido mais lentamente.
Para saber se encher o tanque economiza ou consome mais combustível, continue a leitura.
Para entendermos a resposta, precisamos considerar algumas informações:
O marcador de combustível não é exato
Primeiramente, é importante entender que o marcador da bomba não registra todo o líquido presente no tanque quando ele está cheio. Assim, ao observar a quantidade de combustível no painel do carro, você pode ter a impressão de que a primeira metade está sendo consumida lentamente.
A diferença no marcador pode deixar de registrar até 2 litros, fazendo com que o painel demore para começar a indicar a redução de volume.
Evaporação
Quando o tanque de gasolina ou etanol atinge a sua segunda metade, o motorista pode ter a sensação de que o consumo é maior. Nessa fase, a maior concentração de oxigênio dentro do tanque pode acelerar a evaporação do combustível, tornando mais evidente o consumo rápido.
Então, o que acontece? O consumo é maior ou menor?
Sim! E a explicação é simples: quanto mais peso no veículo, mais combustível é consumido. Em média, a cada 100 kg, o consumo aumenta 6%. Embora possa parecer pouco, esse desperdício acumulado ao longo do tempo resulta em um prejuízo significativo.
Além disso, usar o tanque tanto na reserva quanto cheio pode trazer prejuízos. Ao completar o tanque, o canister pode ser danificado. O canister filtra os gases tóxicos gerados pelo combustível.
Por outro lado, manter o tanque sempre na reserva pode causar pane seca e danificar ainda mais o veículo.
Utilizar a bomba de combustível de forma indevida pode gerar mais prejuízos. O uso incorreto pode levar partículas ao filtro de combustível, fazendo a bomba perder potência. Isso pode sobrecarregar a bomba, superaquecer e queimar.
Para evitar estes prejuízos, considere reabastecer de forma equilibrada e manter os filtros em bom estado.
Gostou deste conteúdo? Então irá gostar ainda mais das nossas ofertas. Clique aqui e confira.





Deixe um comentário