Quando o motor está ligado, os sistemas do carro começam a trabalhar incansavelmente para fazê-lo funcionar, e todos esses sistemas aquecem.
Para que nenhuma peça derreta e nem afete o funcionamento do veículo, o sistema de arrefecimento entra em ação.
O que é o sistema de arrefecimento?
O sistema de arrefecimento tem como função manter a temperatura ideal para que o veículo funcione sem problemas. O sistema depende de algumas peças que trabalham em conjunto.
As principais são o radiador, reservatório de expansão, ventoinha, bomba d’água, sensor de temperatura, válvula termostática, mangueiras e o fluido, que é composto por aditivo e água desmineralizada.
A função do radiador é realizar a troca de calor entre o motor e o ar frio de fora do carro, com a ajuda do fluido. Este líquido, por sua vez, não deixa que a água ferva nem congele, auxiliando na manutenção da temperatura adequada.
A bomba d’água é quem faz o fluido circular por todo o sistema através das mangueiras.
A válvula termostática identifica a temperatura ideal do bloco do motor, abrindo e fechando a passagem do fluido, que é armazenado no reservatório de expansão.
Não podemos nos esquecer da ventoinha, que ventila o radiador fazendo com que a troca de calor entre o fluido e o ar seja feita mais rapidamente. Já o sensor de temperatura é quem leva a informação da temperatura do motor para o painel do carro.
Quais defeitos ocorrem com maior frequência?
Vazamento
Um dos principais problemas que podem ocorrer no sistema de arrefecimento é o vazamento de fluidos. Este defeito pode ter várias causas, como mangueiras furadas ou ressecadas, buracos no radiador ou abraçadeiras mal posicionadas.
Bomba d’água com mau funcionamento
O defeito mais comum na bomba d’água é a ferrugem. Este é um problema que pode ser evitado usando corretamente os aditivos.
O fluido de arrefecimento possui aditivos que impedem que a água entre em ebulição, garantindo o resfriamento do sistema. Além disso, o fluido possui em sua composição ativos que evitam o enferrujamento.
Muitos motoristas não sabem da importância do fluido e não utilizam a proporção correta de fluido e água desmineralizada, ou utilizam água comum no sistema.
Quais os riscos de problemas nesse sistema?
Maiores riscos do sistema com defeitos
Caso o sistema não esteja funcionando direito, o carro pode superaquecer e o motor pode ferver.
Outro problema do superaquecimento é o derretimento da junta do cabeçote, e isso pode afetar diversas outras peças, gerando um prejuízo enorme.
E como evitar problemas no arrefecimento?
Para evitar os problemas citados, existem alguns cuidados que podem ser tomados pelo proprietário do veículo para garantir o bom funcionamento do veículo.
Em primeiro lugar, nunca coloque somente água no reservatório. A mistura correta de água desmineralizada e fluido é essencial. A quantidade exata da mistura varia de fabricante para fabricante, por isso, preste atenção ao rótulo.
Uma vez por semana, verifique o nível do reservatório. Se estiver muito baixo, pode ser que haja um vazamento. Jamais abra a tampa do reservatório se o veículo estiver ligado ou logo após o funcionamento, com o motor ainda aquecido.
Faça revisões periódicas a fim de não deixar nenhum defeito chegar a um estágio crítico, fazendo você gastar mais na substituição de peças danificadas.





Deixe um comentário