O Brasil é o país com a 4° malha rodoviária do mundo. Se você é caminhoneiro, já se deparou com estradas em péssimo estado de conservação.
Você também encontrou locais sem sinal de celular. Além disso, enfrentou quilômetros de estrada sem avistar nenhuma oficina mecânica.
Devido a estas condições, o caminhoneiro tem que estar sempre atento à manutenção e revisão do seu veículo.
Afinal, ficar parado na estrada com o caminhão quebrado pode colocar em risco a sua vida.
O risco de acidentes, ou de ser parado em uma fiscalização com alguma irregularidade também diminui.
Para facilitar a sua revisão, listamos aqui tudo que você precisa observar para garantir uma boa revisão, confira:
Óleo do motor e fluidos
É fundamental verificar o nível do óleo regulamente.
Verifique também a viscosidade do líquido, e se ele apresenta borras ou detritos metálicos, pois isso pode indicar problemas no motor.
A troca de óleo deve ser feita ao atingir a quilometragem ou o tempo determinado pelo fabricante, prazo que varia de acordo com a marca e tipo de óleo.
Pneus
Todo motorista sabe que não deve rodar com pneus carecas. No entanto, existem outros aspectos que devem ser observados. A integridade lateral dos pneus é um deles.
Outro é a profundidade das ranhuras da banda de rodagem. Além disso, a pressão deve estar de acordo com a carga a ser transportada.
Não se esqueça de conferir também o estepe, e se todas as ferramentas para troca de pneus estão em dia.
É fundamental também, que você tenha um manômetro, ferramenta fundamental para verificar a pressão dos pneus.
Filtros
Filtros de óleo, combustível, ar do motor e ar-condicionado devem ser trocados periodicamente.
O filtro de óleo deve ser trocado a cada troca de óleo, e os demais filtros, de acordo com a necessidade, ou ao atingir o prazo estipulado pelo fabricante.
No caso dos filtros de ar-condicionado é ainda mais importante verificar pois eles afetam diretamente a sua saúde, pois quando não executam a sua função corretamente podem transmitir vírus e bactérias e afetar o seu sistema respiratório.
Freios
Verifique se as lonas de freio ou pastilhas estão gastas. No caso das lonas, ao substituir, deve-se trocar também as molas.
Verifique também os tambores, discos, sapatas e sensores de freio. Outro ponto importante a se observar é a drenagem de água acumulada nos balões de ar
Suspensão
Cheque o estado das molas, batentes, bandejas, barra estabilizadora e lubrificação dos pinos e suportes. Não se esqueça de conferir também as buchas parafusos, mangueiras e válvulas.
Limpadores de para-brisa
Os limpadores são fundamentais para garantir a visibilidade em caso de chuvas, por isso, não se esqueça que a paleta resseca com o tempo, e deve ser trocada com frequência.
Paletas ressecadas, além de afetar a dirigibilidade, pode arranhar e diminuir a resistência do vidro.
Luzes e lanternas
É comum as lâmpadas dos faróis e lanternas se queimar e, e além de multas, pode danificar o sistema elétrico do veículo.
Além de verificar o conjunto ótico, verifique também os reles, fusíveis e cabos.
Quinta roda
Nos caminhões e tratores, verificar a quinta roda é essencial. Faça a limpeza da graxa e verifique se não há folgas nos componentes.
Elétrica
Verifique se os cabos estão oxidados, verifique também a bateria e terminais. A água da bateria também deve ser verificada com sequência.
Na maioria dos veículos modernos, o sistema eletrônico está acoplado ao sistema elétrico, portanto os componentes também devem, ser verificados.
E se está buscando autopeças de confiança, com preços melhores que as lojas do seu bairro e que entregue no conforto da sua casa? O Hipervarejo é a sua autopeça online!
Temos um amplo portfolio de peças, pneus e acessórios automotivos, para atender seu carro, moto, caminhão, ônibus ou trator. Clique aqui e confira nossas melhores ofertas.





Deixe um comentário